SCRUM GUIDE – SRUM.ORG

02/04/2019 23:17,acabaram de curtir o blog no facebook e faz cerca de 4 anos que eu não escrevo mais no blog, hora de voltar.

 

Hoje vamos falar sobre o SCRUM GUIDE, ele é a base para a certificação SCRUM do SCRUM.ORG, o livro é encontrado de graça na internet e temos versões em português e inglês, para aqueles que desejam a certificação eu sugiro que utilize a versão em inglês.

scrum org

Primeiramente vamos falar sobre o que é SCRUM, o mesmo é um FRAMEWORK para criação e sustentação de produtos complexos, ou seja, uma estrutura básica criação e sustentação de produtos complexos.

Segue a imagem de definição do nosso amigo sobre o que é framework.

framework

Isso é importante devido ao fato de que algumas pessoas passam a considerar o framework scrum como lei para todos os casos, porém, vemos no mercado que algumas empresas melhoram ou adaptam para conseguir extrair o melhor do framework.

Exemplo de empresa que utiliza uma variação do SCRUM apresentando no guide da SCRUM ORG

Spotfy:

https://www.growly.io/spotify-engineering-model-with-squads-tribes-chapters-and-guilds/

https://labs.spotify.com/2014/03/27/spotify-engineering-culture-part-1/

https://labs.spotify.com/2014/09/20/spotify-engineering-culture-part-2/

(Pode ser uma boa deixar os links para após a leitura do guide padrão)

Link para download do livro: https://www.scrumguides.org/

 

Agora vamos lá, vamos falar sobre o SCRUM GUIDE:

O guia é composto de 19 páginas, bem diferente do SBOK (um guia de SCRUM da SCRUM STUDY) e apresenta os conceitos do framework.

O guia apresenta inicialmente os conceitos e aplicabilidades do SCRUM, aqui vale salientar que o guia apresente o conceito e a aplicabilidade do SCRUM como framework de criação e sustentação de produtos complexos, vale ressaltar que algumas coisas simplesmente podem não suportar a aplicação do framework.

Após isso ele apresenta os pilares do framework que são transparência, inspeção e adaptação (TIA, ainda vou desenhar uma senhora com um boné desse), logo em seguida ele entra na descrição dos valores esperados para aqueles que desejam atuar com SCRUM.

Continuando a leitura ele apresenta os papeis de atuação dentro do Framework, o Product Owner, Scrum Master e Dev Team, apresentando as responsabilidades e expectativas de cada papel dentro do SCRUM.

Product Owner: Dono do produto e do backlog, tem a responsabilidade de definir as necessidades do produto junto com os seus stakeholders.

Scrum Master: Líder servidor do time SCRUM é responsável por guiar os membros do time nas práticas do framework e remover os bloqueios do time.

Dev team: Aqui é importante salientar que o SCRUM não faz divisões dos membros dentro do time SCRUM, ou seja, em um time com engenheiros de diferentes áreas como Elétrico, Mecânico e Químico são todos considerados dev team.

Com isso definido em mente o guia apresenta os eventos que acontecem durante a utilização do SCRUM, como as reuniões de planejamento da sprint e a retrospectiva.

Por fim ele vai apresentar os artefatos do framework e suas funções e terminando com uma breve história sobre a criação do Framework.

Considerações

O Guide da SCRUM ORG é uma boa leitura para quem está iniciando nesse mundo de “desenvolvimento ágil” ele é sucinto e compacto em seus termos de maneira que fique simples de entender, contudo, a dificuldade na aplicação no dia a dia se mostra muito mais complexo. Para aqueles que estão buscando uma certificação da área, eu acredito que a leitura apesar de obrigatório é insuficiente para a certificação.

03/04/2019 01:26 Terminei de escrever um breve guia sobre o guia SCRUM da SCRUM ORG, texto parcialmente revisa, boa noite a todos.

Natan Jonas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s